Agrupamento de Escolas D. António de Ataíde
Na freguesia de Castanheira do Ribatejo, funcionavam, como estabelecimentos de ensino independentes (pré-escolar e 1.º ciclo), desde 1984, 1972 e 1976, respetivamente, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Vala do Carregado e Jardim de Infância de Vala do Carregado, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Quintas e o Jardim de Infância de Quintas e a Escola Básica do 1.º Ciclo de Castanheira do Ribatejo, que em 2004/2005 vieram a constituir o Agrupamento Horizontal Monte dos Castelinhos, cuja sede era a Escola Básica do 1.º Ciclo de Castanheira do Ribatejo.A Escola Básica 2,3 de Castanheira do Ribatejo iniciou a sua atividade no ano letivo 2001/2002, com 154 alunos distribuídos entre os 5.º e 7.º anos de escolaridade. Mais tarde, em 2003/2004, acolhendo o nome de um patrono passou a denominar-se por Escola Básica 2/3 D. António de Ataíde e, a partir do ano letivo 2005/2006, tornou-se sede de um Agrupamento Vertical de Escolas, com o nome da escola sede. Verificando-se um aumento significativo de crianças a frequentar as escolas do primeiro ciclo, nesta localidade, foi construído, em 2006, um novo edifício escolar que integrou o Agrupamento, a Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Castanheira do Ribatejo, que entrou em funcionamento no ano letivo de 2006/2007. Mais recentemente, em 2009, deu-se a fusão entre o Jardim de Infância e a Escola básica do 1.º Ciclo nas escolas de Quintas e Vala do Carregado e procedeu-se ao alargamento da escola sede do Agrupamento, com a construção de um edifício para o primeiro ciclo.
Patrono
O patrono do Agrupamento é D. António de Ataíde, primeiro conde da Castanheira, oriundo da família dos Ataídes. Nasceu em 1500 e morreu no ano de 1563. O título de Conde da Castanheira foi-lhe concedido por D. João III, por carta em 1532, que o nomeou embaixador em França, Conselheiro de Estado e vedor da Real Fazenda. Após a morte deste monarca, D. António de Ataíde saiu da corte e afastou-se da vida política, retirando-se para o convento da Castanheira, onde faleceu a 7 de Outubro de 1563.
A sua vida pautou-se por uma dedicação à sua terra e gente, em particular aos mais desfavorecidos, facto que lhe confere especial destaque nos anais da história da localidade de Castanheira do Ribatejo. Após o terramoto de 1531, D. António de Ataíde, de acordo com as obrigações respeitantes à nobreza, chamou a si a tarefa de diligenciar sobre a recuperação de alguns monumentos, tais como o Convento de Nossa Senhora de Subserra, fundado por D. Fernando de Ataíde em 1520, tendo também reedificado o Hospital do Espírito Santo. Piedoso e firme no seu propósito de permitir a prática do culto religioso à população da sua vila, mandou construir, em 1534, a Igreja Matriz e, em 1544, a Igreja da Misericórdia e a Ermida de S. João Baptista.
Direção




Reconhecimento:
Selos