Observatório de Qualidade

“O mais importante na avaliação não é demonstrar, mas aperfeiçoar.”

Stufflebeam (1997)

Porque existimos?

A estrutura do “Observatório de Qualidade” do Agrupamento nasceu da necessidade de se criar uma equipa de trabalho que respondesse ao estipulado na Lei nº31/2002 de 20 de dezembro, artigos 5º e 6º do capítulo II, que veio estabelecer que a estrutura de Avaliação de uma escola deve passar pela sua autoavaliação. Refere, também, que esta tem carácter obrigatório e que deve desenvolver-se em permanência, sendo depois certificada pela Avaliação externa (b) do artigo 8º).

Atualmente a equipa do “Observatório de Qualidade” é composta por um docente do 1º ciclo, dois do 2º ciclo e dois do 3º ciclo, sendo a coordenadora a docente Neusa Lopes.

Que trabalho desenvolvemos?

A equipa do Observatório de Qualidade tem procurado, de forma regular, cumprir com o estipulado na Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro, bem como do constante no DL 75/2008 de 22 de abril e do DL 137/2012 de 2 de julho.

Neste sentido, tem estruturado Planos de ação e posteriormente elaborado relatórios anuais de autoavaliação, que ajudem o Agrupamento a delinear as suas ações futuras.

Trabalhamos com a firme convicção de que só com o envolvimento de toda a comunidade educativa podemos efetivamente analisar e refletir sobre as nossas práticas e procedimentos, construindo assim, mais e melhores oportunidades educativas para os nossos alunos.

Relatórios de atividade