Documentos Orientadores

PROJETO EDUCATIVO

Documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas se propõe cumprir a sua função educativa.

REGULAMENTO INTERNO

O regulamento interno do Agrupamento é o documento que define o regime de funcionamento da mesma, de cada um dos seus órgãos de administração e gestão, estruturas de gestão intermédia e dos serviços, bem como os direitos e os deveres dos membros da comunidade escolar, com respeito pelos princípios defendidos no regime legal da autonomia das escolas de acordo com a Lei de Bases do Sistema Educativo e mais legislação aplicável.

PLANO DE INOVAÇÃO

O Plano de Inovação pretende integrar um conjunto de decisões articuladas, partilhadas pelos seus professores, tendentes a dotar de maior coerência a sua atuação, concretizando as orientações curriculares de âmbito nacional em estratégias de intervenção pedagógico-didática adequadas ao contexto envolvente.

O Plano de Inovação que se apresenta pretende dar continuidade às medidas já implementadas, como as coadjuvações em sala de aula, o desdobramento de grupos turma, a implementação de projetos de prevenção do abandono escolar, a diversificação da oferta educativa, entre outras, indo um pouco mais além na gestão flexível do currículo e na proposta de novas dinâmicas educativas, que pretendem ir ao encontro dos interesses dos alunos, com a intenção de os envolver no processo educativo e de os dotar das competências essenciais, vitais para a construção de um projeto de vida estruturado e integrado, enquanto seres ativos e autónomos.

PLANO ANUAL DE ATIVIDADES

O Plano Anual de Atividades é um documento de planeamento, no qual são definidos, em função do Projeto Educativo, os objetivos, as formas de organização e de programação das atividades e são identificados os recursos necessários à sua execução.

PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA FINAL | 2021-2022

O Plano de Ações de Melhoria (PAM) resulta do Relatório de Autoavaliação 2020-2021, baseando-se, assim, em evidências e dados provenientes do próprio Agrupamento. O PAM articula ações com o relatório da IGEC (2013-2014), o PADDE (2021-2023), o Plano 21/23 Escola + e o Plano de Inovação (2020-2022) e respetiva adenda. Foi elaborado pela equipa de Autoavaliação e Equipas Operacionais em articulação com a Direção e permitirá a definição de novas estratégias mobilizadoras de melhoria da organização escolar e das práticas profissionais, com repercussões na prestação do serviço educativo, tendo como finalidade principal a melhoria do funcionamento e do desempenho do Agrupamento.