Documentos Orientadores

Regulamento Interno

O Regulamento Interno define o regime de funcionamento do Agrupamento, dos Órgãos de Direção, Administração e Gestão, das Estruturas de Coordenação e Supervisão Pedagógica e dos restantes Serviços de Apoio (técnicos e técnico-pedagógicos), assim como os direitos e deveres dos membros da Comunidade Escolar. – Abrir! 

Projeto Educativo

«Documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou da escola não agrupada, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas ou escola não agrupada se propõe cumprir a sua função educativa» (ibidem, artigo 9º, ponto 1, alínea a).  Abrir!

Plano de Inovação

«Pode-se afirmar que a Escola de hoje tem um papel fundamental na formação integral do aluno, enquanto agente na promoção de uma educação globalizante, a qual pressupõe a articulação entre os vários intervenientes e a comunidade. Partindo desse paradigma, o plano de Inovação pretende integrar um conjunto de decisões articuladas, partilhadas pelos seus professores, tendentes a dotar de maior coerência a sua atuação, concretizando as orientações curriculares de âmbito nacional em estratégias de intervenção pedagógico-didática adequadas ao contexto envolvente.

O Plano de Inovação que se apresenta pretende dar continuidade às medidas já implementadas, como as coadjuvações em sala de aula, o desdobramento de grupos turma, a implementação de projetos de prevenção do abandono escolar, a diversificação da oferta educativa, entre outras, indo um pouco mais além na gestão flexível do currículo e na proposta de novas dinâmicas educativas, que pretendem ir ao encontro dos interesses dos alunos, com a intenção de os envolver no processo educativo e de os dotar das competências essenciais, vitais para a construção de um projeto de vida estruturado e integrado, enquanto seres ativos e autónomos.

As medidas agora propostas assumem-se como uma aposta no alargamento gradual a todo o Agrupamento de experiências positivas conseguidas até ao momento, as quais, aos poucos, foram sendo assimiladas por todos os atores, com um verdadeiro sentido de pertença e de colaboração no seio da “Família Ataíde”.» – Abrir!